13 dezembro 2014

Resenha: Extraordinário


"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

Eu conheci o livro através da vitrine de uma livraria que eu passo na frente todos os dias. De começo tive um pouco de  interesse pelo livro, mas só decidi que realmente queria lê-lo depois que vi várias frases na internet.


O livro conta a história de um garoto chamado August (Auggie) Pullman. Ele nasceu com uma doença rara que ocasionou grandes deformidades em seu rosto. Enquanto August passa por diversas cirurgias e olhares das outras pessoas, ele precisa lidar com a insegurança com sigo mesmo.

Durante o livro nos é demonstrado a vida,, o dia-a-dia, como ele nasceu, sua infância, seu relacionamento com familiares, amigos a até mesmo as reações das pessoas que o veem pela primeira vez.


A primeira parte do livro começa com a narração do próprio August, eles nos mostra suas lembranças de infância, as diversas cirurgias para melhorar ao máximo sua aparência, e que mesmo depois de tantos procedimentos cirúrgicos sua aparência continua chocante.

Além disso também nos é mostrado o relacionamento com seus pais, que além de tudo são seus melhores amigos. Sua mãe o dava aulas em casa por não achar que ele estava pronto para frequentar a escola, porém, ele já esta com 10 anos, e ela passa a sentir que ele já tem idade suficiente para frequentar a escola, e assim ter uma vida mais normal possível. No começo August rejeita a ideia e teme com o que pode acontecer. A partir do momento em que ele concorda com a ideia a história se torna realmente extraordinária.


Quando se iniciam as aulas, as reações das pessoas foram mais do que previstas perante a aparência de Auggie.

O livro é divido em partes, onde cada parte é contada por um dos pontos de vista de personagens da história, que aparecem durante a narrativa. Isso mostra ao leitos as diversas formas que August impacta na vida das pessoas, e que ele não é o único que sofre, pessoas próximas a ele também,


Num breve resumo o livro conta o dia-a-dia de Auggie, um garoto cercado pelo preconceito de todos os tipos e formas. No inicio a impressão que August nos passa, é que ele é um garoto forme e que não liga para como os outros o veem. Mas no decorrer da história percebemos que ele é sim atingido por cada palavra, olhar e atitude das pessoas.


Na minha opinião o que torna esse livro extraordinário é a forma como a autora não deixou escapar nem um detalhe, e que a propósito nos fazem pensar sobre como nós somos preconceituosos.

Eu não acredito que a proposta do livro seja fazer com que o leitor tenha pena de August, mas sim nos dar uma lição de moral, nos mostrando que todos somo normais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©