09 abril 2014

Resenha do livro A Culpa é das Estrelas do John Green


Oi gente.
Hoje eu vim falar sobre o meu livro favorito, A Culpa é das Estrelas - John Green.

Se você ainda não leu ACÉDE, mas quer ter uma ideia sobre esta incrível história, que apesar de fictícia, teve um personagem inspirado em um drama real e por isso te faz ter uma sensação de estar lendo uma história real, então, você tem que ler esta resenha.
Antes mesmo de começar a ler este livro já tinha ouvido várias criticas, dos que amaram o livro e de alguns que não gostaram.
A narrativa de John Green, é interessante, e muitas vezes triste, mas mesmo se tratando de um livro com personagens cancerosos existe um humor ácido e refinado. A narrativa é do ponto de vista do personagem feminino, Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos e uma paciente em tratamento de câncer terminal, controlado por uma nova droga experimental. Uma pessoa triste, revoltada e solitária. É interessante, pois o autor mergulha no universo de uma adolescente que tem uma “sobrevida” limitada e extremamente difícil, uma pessoa que tem uma sentença de morte indefinidamente protelada, mas que é inevitável. O câncer devorou tudo o que ela tinha de melhor, a saúde, o vigor, os amigos, a escola e estava adoecendo a sua família, que vivia em função de cuidar dela. Hazel vê o seu pequeno universo mudar, ao conhecer Augustus Waters no grupo de apoio, um adolescente de 17 anos também portador de Câncer ósseo e amputado de uma perna. Essa história tinha tudo para dar errado, porém Hazel e Gus transformam suas vidas, a partir do improvável amor que surge, pois ambos têm medo, de morrer, de se apaixonar, de deixar os seus entes queridos. A partir daí, os dois superam os seus limites físicos, passam a viver intensamente esse amor sem pensar no amanhã.
Apesar de conter alguns dados fictícios a pesquisa médica feita por John foi realmente incrível, ele da todos os detalhes de como é viver com câncer. A pesquisa histórica sobre Anne Frank e Amsterdã faz com que em muitos momentos nós nos sentimos dentro da história.
É uma linda história de um amor lindo, intenso e surpreendente. Um amor de dois jovens que superam todas as impossibilidades e descobrem o amor, o sexo, as decepções e aprendem a lutar e ter esperança. É uma história de superação não só de uma doença que por anos foi tabu, além do câncer o livro trata da perda, de relacionamentos interrompidos e de famílias destroçadas pelo câncer, vai até além, pois mostra o isolamento, a solidão e o preconceito sofrido pelas pessoas com a doença. O autor através do olhar de Hazel, com o seu cilindro de oxigênio e de Gus, com a prótese na perna amputada, nos ensina um pouco do cotidiano e da superação dos pacientes portadores de câncer, bem como as vitórias, derrotas e a superação. E como Markus Zusak disse na capa do livro: ri, chorei e me diverti.

 
Esther Grace (esquerda) e a atriz Shailene Woodley caracterizada como a personagem Hazel Grace

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©